As Duas Ressurreições

A ressurreição, segundo o dicionário, é o ato ou efeito de ressurgir, isto é, voltar à vida.  Porém, neste estudo, queremos falar não somente da ressurreição, mas da ressurreição dentre os mortos.

No Antigo Testamento houve ressurreições, mas as pessoas apenas voltaram a vida. Por exemplo, Elias e Eliseu fizeram mortos despertar e as pessoas reviveram. Pelo poder de Deus, eles puderam trazer de volta o espírito que já havia deixado o corpo para que novamente habitasse seu organismo físico por certo números de anos, pois voltaram a morrer. O mestre Jesus, no Novo Testamento, também ressuscitou várias pessoas, dentre elas seu amigo Lázaro, que já havia quatro dias de morto e já cheirava mal. Porém Lazaro voltou a morrer. Isto não é ressurreição dentre os mortos. Jesus, porém, ressuscitou de fato e de verdade para sempre, isto é, ressuscitou dentre os mortos para nunca mais morrer, ressuscitou para a vida eterna. Segundo o apóstolo Paulo, Ele é a primícias, isto é, o primeiro homem a ressuscitar para a vida eterna. Isto é ressurreição dentre os mortos.

Primeiro falaremos da ressurreição dos crentes em Jesus Cristo. Para um cristão a esperança pela ressurreição começa quando ele passa a ter um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. A ressurreição de Jesus é a causa da ressurreição de todos os mortos, dos crentes e dos incrédulos. Nenhuma pessoa poderá se esconder, mesmo que tenha sido cremada ou se afogado no mar. O próprio Jesus disse: Não vos maravilhes disto, porque vem a hora em que todos que estão nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para ressurreição do juízo.” João 5.28 e 29.

O mestre aqui fala que haverá duas ressurreições: os que fizeram o bem é a ressurreição da vida. Fazer o bem é viver a vontade de Deus segundo a Sua Palavra ensinada pelo mestre Jesus, isto traz como conseqüência a ressurreição para a vida, isto é, para vida eterna com Cristo. Enquanto que os que fizeram o mal, isto é, não deram crédito a vontade de Deus, ressuscitarão para a morte, para o juízo eterno. Um dia o Senhor Jesus Cristo se levantará e fará ouvir a sua voz e todos os mortos em Cristo e também aqueles que não deram crédito a Cristo ressuscitarão.

Em Apocalipse 20.5-6, diz: “Bem aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele os mil anos. Esta é a ressurreição dentre os mortos. Somente esses mortos entram para a glória, aquele que participa dessa ressurreição está salvo. Ele pertence ao Cordeiro de Deus, Jesus Cristo. Mas algo mais faz parte dessa primeira ressurreição, isto é:

1) O próprio Senhor Jesus Cristo que é a primícias dentre os mortos (primícias = primeiro fruto). “Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.”

(I Coríntios 15.23).

2) A ressurreição de muitos santos depois de sua ressurreição. “E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição Dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.” Mateus 27.52-53.

3) A ressurreição dos mortos em Cristo em conexão com o arrebatamento. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” (I Tessalonicenses 4.16).

4) O Arrebatamento propriamente dito. “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com Ele nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (I Tessalonicenses 4.17).

5) As duas testemunhas que morrem durante a Grande Tribulação. ”E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre os seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem: e os seus inimigos os viram.” (Apocalipse 11.11-12).

6) Os mártires que vem da Grande Tribulação. “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela Palavra de Deus e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.” (Apocalipse 20.4)

7) Os crentes do Antigo Testamento que ressuscitam no fim da Grande Tribulação para o estabelecimento do reino de paz milenar. “… E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.” (Daniel 12.1-2)

Estas sete ressurreições são resumidas na assim chamada primeira ressurreição. Todas as almas nelas incluídas, vão com Cristo para o milênio e reinarão com Ele por mil anos. Durante esses mil anos que Jesus reinar sobre a terra, o Diabo estará preso, ele não terá a possibilidade de enganar as pessoas. Não esqueçamos que o problema do pecado da raça humana não está no Diabo, mas está sobre o próprio ser humano, isto é, retira Satanás de cena, e o pecado continua no homem. Mas no final dos mil anos Satanás será solto por um curto espaço de tempo, afim de seduzir novamente os homens. Durante esses mil anos nascerão muitas pessoas e, embora, vejam a Jesus , no final muitos cairão nas sutis tentações de Satanás e se desviarão de Jesus e lutarão ao lado de Satanás contra Jesus Cristo. Serão derrotados e então acontecerá o Juízo Final, também chamado de Juízo do Trono Branco, relatado em Apocalipse 20.11-15. Neste texto encontramos a segunda ressurreição, onde serão chamados do reino dos mortos todos os que não nasceram de novo pela fé em Jesus Cristo, que não foram justificados por meio Dele. Eles sairão de seu paradeiro no hades, para o Juízo Final, serão sentenciados e irão par a eterna perdição, junto com o Anticristo, o falso profeta, o próprio Satanás, todos ao anjos caídos, os demônios, e todos que não tiverem inscritos no Livro da Vida. Esses experimentarão a segunda morte como diz em Apocalipse 20.14-15: “E a morte e o inferno foram lançados no Lago de Fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no Livro da Vida foi lançado no Lago de Fogo.

Mas, os santos, que foram despertados por ocasião da primeira ressurreição e agora vem do milênio, o Senhor os levará para o novo céu e a nova terra, conforme descrito em Apocalipse 21.

              As pessoas que praticaram o mal, isto é, rejeitaram o plano de salvação de Deus através de Jesus Cristo, seus corpos serão chamados para fora da sepultura e juntado com sua alma e espírito morto, terão de comparecer perante o Grande Trono Branco de Deus. Por não terem Jesus não foram por Ele justificados, sendo julgados segundo as suas obras. Por mais terrível que seja, esta é a verdade, e serão lançados no Lago de Fogo. Eles experimentarão a segunda morte, a que não mata.

Portanto, a decisão quanto a isto deve ser tomada enquanto o ser humano está com vida, gozando plenamente de suas faculdades mentais e de sua capacidade de escolha, pois após a morte física não há mais a possibilidade de escolha. Faça a escolha agora, enquanto pode! Escolha servir e seguir Jesus Cristo que é o executor do plano de salvação de Deus. Através de Jesus temos os nossos pecados perdoados, somos justificados (feitos justos diante de Deus), e adquirimos o direito de termos parte na primeira ressurreição que é a ressurreição para a vida eterna.

Que Deus nos abençoe!

Para nossa meditação:

“Falou-lhes, pois Jesus, outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8.12.

Trabalho baseado no livro O futuro do Cristão de Norbert Lieth (Obra Missionária Chamada da Meia Noite).


Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário