A Doutrina do Pecado

            “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.” Romanos 5.12

               Observando este texto de autoria do apóstolo Paulo, aprendemos que um homem foi responsável pela entrada do pecado no mundo, este homem é o nosso primeiro pai e o pecado trouxe com ele a morte para Adão, e segundo o texto, para todos os homens. Todos os homens são pecadores não há um justo sequer. Todos carecem da misericórdia e graça de Deus.

O que é pecado?

1) É transgredir a lei de Deus (I João 3.4) – Sendo o pecado uma transgressão é uma rebelião contra Deus. É deixar de fazer a vontade de Deus e fazer a sua própria vontade.

2) É toda injustiça (I João 5.17) – É tudo aquilo que não é reto segundo o padrão divino.

3) É uma dívida para com Deus (Mateus 6.12) – Cada pecado cometido é uma dívida contraída com Deus. Tal dívida o homem não pode jamais pagar. O homem uma vez cometendo pecado contra Deus, não pode desfazer o mesmo; a única esperança está no lado divino. É o perdão que obtemos de Deus mediante a morte de nosso Senhor Jesus Cristo e esse perdão é concedido a todos que reconhecem o sacrifício de Jesus Cristo para ser o nosso salvador e O aceitar como Senhor de sua vida.

4) É não cumprir com os deveres cristãos (Tiago 4.17) – Pecado não é só praticar o mal; deixar de fazer o bem também é pecado.

5) É não dar crédito a Cristo;não ter fé em Jesus Cristo (João 16.8,9) – Não dar crédito a Cristo é um insulto a Deus que O enviou.

6) É praticar coisas duvidosas (Romanos 14.13).

7) É errar o alvo verdadeiro. (Romanos 3.23) – Um dos principais significados da palavra pecado (no original grego),é errar o alvo. De fato, o pecado é um alvo que o homem acerta quando erra o alvo verdadeiro. O alvo certo é Deus e sua glória, mas, quando pecamos, erramos o alvo certo e ficamos separados de Deus. Só o perdão pelo sangue de Jesus Cristo pode estabelecer a comunhão com Deus. O homem foi criado para temer a Deus, adorá-Lo e glorificá-Lo, mas quando peca erra esse alvo.

A universalidade do pecado.

Todos pecaram, ninguém é excluído, a não ser o Senhor Jesus, porque não procedeu de geração humana. É Deus quem diz em Sua Palavra que todos pecaram. Inúmeras pessoas não podem ser salvas porque não querem reconhecer que são pecadoras e muito menos perdidas. Se o homem não reconhecer que é pecador, Jesus não pode salvá-lo, pois ele veio salvar pecadores. – O homem não é pecador porque peca; ele peca porque é pecador.

Conseqüências do pecado.

a) Traz aflição e inquietação ao pecador. (Isaías 48.22; Lamentações 3.39; Jeremias 2.19)

b) Afasta o homem de Deus. (Isaías 59.2)

c) Escraviza o homem. (João 8.34)

d) Conduz à morte eterna. (Romanos 6.23)

e) Exclui o homem do céu – sua herança. (I Coríntios 6.9)

Todos necessitam de um salvador porque todos pecaram.

a) És pecador. Reconheces isso? (I Reis 8.46)

b) Sendo pecador, estás sob condenação. (Romanos 6.23)

c) Como escaparás da condenação? (Hb 2.3)

d) Obras não podem salvar. (Efésios 2.8,9; Tt 3.5; Is 64.6)

e) Só Jesus Cristo pode salvar. (At 4.12; João 12.47; I Timóteo1.15; Hebreus 7.25)

Somos salvos do pecado pela misericórdia de Deus, não por obras ou qualquer outra coisa que fizermos para merecer salvação. Até a fé mediante a qual recebemos a salvação, vem de Deus. Portanto, nem Igreja, nem batismo, nem conduta ou qualquer outra coisa pode salvar o homem a não ser JESUS CRISTO.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A Doutrina do Pecado

  1. o meu favorito deste lugar até agora. mt elucidativo, tenho certeza que ajudará mts pessoas que passarem por aqui. continuem a obra que o Senhor colocou em suas mãos. =)

    • projetoapolo disse:

      Obrigado Catarina.
      Que bom que você gostou. Fico feliz.
      E obrigado pelo “elucidativo”…rs!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s